Captação Ideal Engenharia
invista em startups
Captação Ossopim
Tese de Investimento

Tese de Investimento Cluster21

Saiba porque investir através da Cluster21

09/12/2019 10h21Atualizado há 3 meses
Por: Bruna Stein
193

As ofertas públicas de Notas Conversíveis em Ações ou mesmo de ações feitas pela Cluster21 são realizadas a partir de uma tese que envolve modelos de análise, atribuição de valor e governança das Startups escolhidas. Os procedimentos são baseados em estudos realizados pela Universidade de Washington e práticas referendadas pelos mercados onde a indústria está mais desenvolvida.

O processo foi dividido em três fases:

1- Validação

2- Atribuição de valor, Valuation

3- Acordo de Governança

Validação

Denominamos validação o processo de análise que define o estágio da Startup e sua viabilidade empresarial. Nesta fase, avaliamos com base em 5 pontos de interesse:

- Time empreendedor;

Na avaliação do time empreendedor checamos o perfil e a sinergia entre os sócios, bem como a capacidade de entrega das demandas empresariais.

- Produto ou serviço;

O produto ou serviço proposto pela empresa deve atender a uma demanda latente, na prática “resolver um problema”. Entretanto, a viabilidade empresarial da solução é o determinante.

- Segmento de mercado;

Em relação ao segmento de mercado, não temos mercados preferenciais, o que realmente importa é o tamanho e o dinamismo do mesmo. No caso de nichos, consideramos vital a possibilidade de saída corporativa para os nossos investidores o que restringe, mas não impossibilita o investimento.

- Escalabilidade;

Escalabilidade é o fator de definição da empresa como Startup e buscamos levantar os fatores que possam restringir ou inviabilizar o ganho de escala.

- Ameaças;

 Por fim, projetamos as ameaças com as quais a empresa terá de conviver. Dividimos as ameaças em 2 tipos, as externas como por exemplo risco regulatório e aquelas intrínsecas ao modelo de negócio tais como canais de distribuição ou logística complexa. 

Valuation

A definição do valor de uma Startup é um processo complexo, pois que inexiste histórico para suporte de decisão e se houver é desproporcional a expectativa de resultado futuro. Assim, em linha com os procedimentos realizadas em operações de fundos de venture, usamos 3 modelos de análise em paralelo, métodos Berkus, comparações e o de venture modificado por Damodaran. Desta forma, temos 3 valores comparativos e um modelo matemático de fluxo de caixa futuro com taxas de desconto adequadas aos riscos envolvidos. Lembrando o próprio Damodaran, valuation de um negócio envolve a história a ser contada e os números que a refletem.

Acordo de Governança

Como condição para início da oferta pública a Startup deve assinar um contrato que estabelece critérios de governança e apresentação de informações aos investidores durante o período de duration dos valores mobiliários, usualmente 5 anos. As empresas comprometem-se a apresentar trimestralmente na página da captação na plataforma, a posição contábil e o relatório de administração. Fica também estabelecido que os balanços deverão ser auditados por auditor independente. A Cluster21 acompanhará o desenvolvimento da Startup, seu compromisso com o plano de negócio e prestará aconselhamento estratégico e de gestão.  

Acompanhamento do Investidor

Nossa tese completa-se no momento da realização de lucro dos investimentos realizados. A Cluster21 acompanhará os investidores, informando trimestralmente o valuation da investida e sobre as novas rodadas de investimento de modo a orientar sobre o potencial de lucro no tempo. Os papéis são protegidos por tag along, caso de venda da empresa o investidor recebe o mesmo valor dos controladores. Como são títulos atrelados ao valor do equity, as novas rodadas de investimento devem comandar a decisão de realização de lucro, pois é quando os novos preços irão se formar e propiciar os maiores lucros.

A Cluster21 considera que investir em Startups é o único investimento potencialmente disruptivo, tanto no potencial de lucro como no benefício social. Nossa missão é apresentar ao mercado soluções que assegurem o sucesso da investida e o lucro do investidor e, para isso, dedicaremos um tratamento de excelência a ambos. Nunca é demasiado lembrar o caso americano que investe 0,4% do PIB em Startups e colhe 11% dos empregos privados e 21% do PIB em receitas das mesmas.

 

Conheça as startups selecionadas pela Cluster21 e faça seu investimento em empresas com alto potencial de escalabilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.