Captação Ossopim
Captação Ideal Engenharia
invista em startups
Pirâmide

Suposta pirâmide de criptomoedas oferece 160% em cinco dias corridos é denunciada à CVM

Em diversos grupos em aplicativos de mensagem dedicados a plataformas de marketing multinível envolvendo criptomoedas, começou a surgir o nome da empresa X Trader Invest Fenix.

16/03/2020 16h41
Por: Leonardo Brum
Fonte: Criptofacil
174

Em diversos grupos em aplicativos de mensagem dedicados a plataformas de marketing multinível envolvendo criptomoedas, começou a surgir o nome da empresa X Trader Invest Fenix.

A estrutura da empresa em muito se assemelha com outras plataformas acusadas de serem pirâmides financeiras: promessa de retorno de 160% do valor investido em cinco dias corridos, além de limitações para saques para apenas quartas e sextas-feiras.

Por fim, o prazo para recebimento é de três dias úteis, fazendo com que um saque requisitado na quarta-feira de uma semana só seja creditado na segunda-feira da semana seguinte.

Quase 90 nomes já cadastrados

De acordo com um grupo de recepção aos investidores da suposta pirâmide financeira, já existem 94 nomes que “se comprometeram” a criar redes dentro da X Trader Invest Fenix. Além disso, ao lado dos nomes, uma lista das “redes” que cada um se responsabilizou em levar para dentro da plataforma já soma quase 6.000 pessoas.

Denunciada à CVM Tendo em vista a promessa de lucro exorbitante, comum às pirâmides financeiras, em conjunto com a dificuldade de saque, uma denúncia foi feita junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Importante ressaltar que a denúncia à CVM, inicialmente, não implica em nada contra a X Trader Invest Fenix. Inclusive, qualquer pessoa pode realizar uma denúncia junto à autarquia, tendo o CriptoFácil já disponibilizado um guia sobre como fazê-lo. Contudo, caso ela seja classificada como pirâmide financeira, diversos serão os investidores lesados – tendo em vista os quase 6.000 participantes que constam em apenas uma das listas circulando por grupos de mensagem.

Com base na quantidade de empresas que lesaram milhares de investidores em 2019, cujos resultados continuam repercutindo em 2020, é importante que observadores e participantes do mercado financeiro denunciem ofertas estranhas a autoridades responsáveis.