Captação Ossopim
invista em startups
Captação Ideal Engenharia
Mercado

Filipinas é primeiro país a fechar bolsa de valores para conter impacto do coronavírus

O mercado ficará fechado no país por tempo indefinido

18/03/2020 07h09Atualizado há 1 semana
Por: Leonardo Brum
Fonte: Reuters
196
Bolsa de valores das Filipinas (Foto: Paula Bronstein/Getty Images)
Bolsa de valores das Filipinas (Foto: Paula Bronstein/Getty Images)

A bolsa de valores das Filipinas fechou nesta terça-feira por período indeterminado, e as negociações de moedas e títulos foram suspensas, na primeira paralisação total de mercados no mundo em resposta ao coronavírus, com autoridades citando riscos à segurança dos operadores.

O movimento ocorre depois que algumas bolsas em todo o mundo fecharam os pregões ou interromperam as operações após grandes quedas no valor de mercado das companhias listadas.

A medida tem tempo indefinido, ao contrário do prolongamento dos feriados do Ano Novo Lunar na China, em janeiro, que adiaram a retomada dos negócios, ou o feriado declarado no Sri Lanka esta semana para tentar deter o vírus, que fechou os mercados locais desde segunda-feira.

E, embora o fechamento das Filipinas tenha sido motivado por motivos de saúde, em meio a um amplo isolamento nacional, a medida levanta a perspectiva de que outras medidas possam ser tomadas.

"Dada a velocidade sem precedentes da queda nos preços das ações, foi sugerido que as bolsas de valores possam fechar em breve se as coisas não mudarem", disse a Capital Economics em nota nesta terça-feira.

Os mercados globais estão em colapso à medida que a pandemia se espalha, com aproximadamente 14 trilhões de dólares em valor perdidos, e até ativos seguros, como o ouro, sendo vendidos para compensar as perdas. 

O chefe de pesquisa da AdMacro, Patrick Perret-Green, também levantou a possibilidade em uma nota emitida no fim de semana, antes da medida das Filipinas.

"Já vimos isso antes. Acredito que poderíamos ver isso novamente", disse ele. "Os governos não precisam ou querem o estresse e a distração adicionais neste momento".

A bolsa filipina disse que os negócios foram suspensos até novo aviso "para garantir a segurança de funcionários e operadores", em meio a um isolamento nacional mais amplo.