invista em startups
Captação Ossopim
Captação Ideal Engenharia
Gestão

5 passos para lidar com ansiedade e estresse diante do novo coronavírus

Existem alguns truques para lidar com tanta incerteza e, na medida do possível, promover a qualidade de vida. Veja quais são

23/03/2020 07h08
Por: Leonardo Brum
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
209
Estresse: é possível diminuir os impactos da pandemia na saúde mental do empreendedor (Foto: Reprodução/Pexels)
Estresse: é possível diminuir os impactos da pandemia na saúde mental do empreendedor (Foto: Reprodução/Pexels)

Já são mais de 266 mil infectados e 11 mil mortos pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. É um momento de ansiedade e estresse para a maioria da população global -- mas existem alguns truques para lidar com tanta incerteza e, na medida do possível, promover a qualidade de vida.

Em conversa com a revista americana Harvard Business Review, o empreendedor Jerry Colonna conta como está liderando sua equipe durante uma época tão estressante. Colonna é presidente da Reboot.io, empresa que promove experiências de liderança profissional.

Veja, a seguir, 5 passos para lidar com ansiedade e estresse diante do novo coronavírus:

1. Reconheça e compartilhe seus medos
Parece que o peso do mundo está nos seus ombros: você sente a necessidade de proteger os outros, especialmente aqueles que dependem de nós (desde funcionários até familiares). Negar que você está com medo dessa incerteza, porém, só irá piorar a situação.

A recusa impede que você crie confiança com seus colegas. Admita exatamente o que causa preocupação e crie uma rede de apoio: não caia na tendência de isolamento que ronda o medo. A compaixão é sua maior aliada.

2. Pense naquilo que você pode controlar
É um momento de muita incerteza, mas é errado dizer que não podemos controlar nada. É possível controlar suas atitudes, diz Colonna. Depende de você mandar uma mensagem para um amigo, preparar um jantar ou até mesmo alterar o curso dos seus sentimentos.

Nós podemos ver nossos pensamentos ansiosos e estressantes chegando e saindo, como trens que passam em uma estação, afirma o empreendedor. Diante desse medo, tome controle da situação: aja como uma montanha diante de um furacão.

3. Continue o que você estava fazendo
Em momentos de ansiedade e estresse diante da incerteza, tente retomar as atividades que você costumava fazer: você continua vivo. Se você estava em um grupo de mulheres empreendedoras, por exemplo, continue a conversar mesmo que por meios virtuais. Se você adora poesia, compartilhe um poema nas redes sociais.

4. Pense nas oportunidades
É difícil ver o lado bom desse momento quando você está perdendo negócios. O próprio Colonna afirma ter perdido diversas chances de palestrar. É importante ver a luz no final do túnel: rindo, o empreendedor conta que é a primeira vez em anos que não terá de viajar a trabalho no mês de abril.

5. Pratique a compaixão
Colonna reconhece que seu último conselho é privilegiado: diversos trabalhadores não têm como rir da situação. É o caso de secretárias que precisam continuar recepcionando clientes, por exemplo. Nós podemos tentar afastar essa desigualdade, mas o melhor é enfrentá-la.

Esteja você pensando nessa secretária ou sendo você mesmo essa funcionária, a resposta é a mesma contra a ansiedade e o estresse: dê e receba compaixão. "O amor vence não só o ódio, mas nossos medos", diz Colonna. "Ame seus clientes, seus familiares, seus amigos e você mesmo."