Captação Ideal Engenharia
invista em startups
Investimentos

O que os investidores procuram nas startups?

Na maioria dos casos, tudo se resume a entender quais as variáveis vão tornar um determinado projeto ou startup atraente para um investidor

09/07/2019 13h55Atualizado há 1 ano
Por:
314

Há uma razão pela qual as startups são chamadas por esse nome. Esse tipo de empresas têm uma característica em comum, um modelo de negócios escalável que pode atingir altas taxas de crescimento. Mas as startups são analisadas por uma série de variáveis das quais os investidores dependem para decidirem se irão investir ou não.

 

O que os investidores procuram nas startups?

 

Não há uma tese de investimento para cada investidor lá fora, mas na maioria dos casos, tudo se resume a entender quais as variáveis vão tornar um determinado projeto ou startup atraente para um investidor. A equipe, o produto, o tamanho do mercado e o estágio em que se encontram.

 

Não há nenhuma regra escrita que se aplica a cada startup, mas os investidores têm dito muitas vezes que uma combinação do seguinte é um bom começo:

 

- Co-fundadores de orientação técnica e empresarial

- Uma equipe que se complementa

- Experiência anterior no setor que a startup está inserida

 

Julgar um produto no estágio inicial, quando tudo que você tem é um protótipo funcional, não é uma tarefa fácil. Se o produto da startup não for suportado por métricas valiosas, os investidores terão que tomar uma decisão de investir ou não com base no seu sentimento intuitivo ou experiência anterior no espaço.

 

Isto não implica que um bom produto seja suficiente para atrair muitos reais de investimento. Há uma série de exemplos de startups que lançaram bons produtos que falharam na captação de usuários. Às vezes, a causa por trás disso é que os próprios produtos não estão resolvendo um problema significativo, ou simplesmente que não é o momento certo para esse produto (como aconteceu com o Twitter em 2005).

 

O que impulsiona à maioria dos investidores é encontrar startups que em algum momento podem se tornar grandes empresas para obter uma retribuição significativa sobre o seu investimento. Excelentes retornos para os investidores são aqueles que podem pagar mais do que o montante investido, e apenas o crescimento elevado e startups promissoras são capazes de atingir esses níveis.

 

O tamanho do mercado em que uma startup está envolvida pode influenciar seu crescimento futuro. Um aspecto interessante sobre isso é que o tamanho de alguns mercados não está claro no estágio inicial, quando uma startup está apenas sendo lançada. Airbnb e Uber são dois exemplos claros disso; o primeiro provavelmente nunca esperou roubar clientes de hotéis e o segundo está rapidamente se tornando uma empresa de logística que vai além do transporte de pessoas físicas.

 

Essas variáveis irão provavelmente afetar a decisão de investimento de um investidor e irão determinar o seu interesse - ou não - na sua startup. Entendê-las é fundamental.