Captação Ideal Engenharia
Captação Ossopim
invista em startups
Carreira

Saiba como fazer o melhor investimento da sua vida na carreira

Use esse tempo para investir no que mais impactará sua carreira: você mesmo

02/07/2020 07h08
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
341
Use esse tempo para investir no que mais impactará sua carreira: você mesmo
Use esse tempo para investir no que mais impactará sua carreira: você mesmo

 

Para muitos, os últimos meses foram um exercício de paciência, principalmente no que diz respeito ao progresso na carreira.

Tanta coisa foi colocada em espera, paralisada e cancelada, que pode ser difícil encontrar tração e avançar para alcançar seus objetivos. Em vez de deixar os atrasos relacionados à pandemia reduzirem você, use esse tempo para investir no que mais impactará sua carreira: você mesmo.

1. Seja claro e alinhe seus objetivos

O que você quer? É a primeira pergunta que faço aos meus clientes em potencial, porque ter clareza e especificidade em torno de seus objetivos é essencial para a elaboração de um plano para alcançá-los.

A melhor maneira de obter clareza é diminuir a velocidade e refletir sobre o que você mais deseja. Isso pode ser surpreendentemente difícil, especialmente se você lutou com medo e insegurança por reconhecer seus sonhos, ou se nunca apertou o botão de pausa em sua vida ocupada por tempo suficiente para se dar espaço para pensar nisso.

Depois de esclarecer, você precisa alinhar suas metas com um ambiente que as apoie e ajude a ficar longe das coisas que podem prejudicar você. Isso começa com a compreensão de como você está gastando seu tempo, onde e com quem está investindo sua atenção. Pergunte a si mesmo se essa opção ajuda você a se aproximar de seus objetivos ou a impede de alcançá-los.

Se as pessoas em seu mundo o impedem de realizar o que você precisa fazer, deixe-as ir, e encontre um novo círculo interno, com pessoas de energia positiva que apoiam seus objetivos.

2. Dedique tempo à leitura

De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center realizada no ano passado, 27% dos adultos nos EUA disseram que não leram um livro inteiro ou em parte no ano passado. Compare isso com líderes como Bill Gates, que lê 50 livros por ano, ou Mark Cuban, que lê três horas por dia.

Pesquisas sugerem que a leitura tem vários benefícios. Os leitores desenvolvem sua capacidade intelectual de raciocinar e resolver problemas, têm melhores habilidades com as pessoas e possuem uma perspectiva mais ampla, permitindo-lhes visualizar várias possibilidades. A leitura também é uma das maneiras mais rápidas de adquirir e assimilar novas informações e concede a você acesso a insights fora da sua área de especialização, que podem estimular a criatividade e a inovação.

3. Aprenda a dizer “não”

Sempre dizer “sim” pode deixá-lo exausto, estressado e com pouco tempo, imaginando por que você está ocupado, mas não é produtivo.

O bilionário Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, acredita que “a diferença entre pessoas bem-sucedidas, realmente bem-sucedidas, é que as últimas dizem ‘não’ a quase tudo”.

Observe que Buffett disse quase tudo. O que ele está falando é a nossa capacidade de dominar a tomada de decisões e o gerenciamento do tempo. Ele diz que devemos escolher, com intenção, como gastar nosso tempo e depois estabelecer limites para protegê-lo. Como o tempo é um recurso limitado e não renovável, invista o seu tempo com sabedoria, priorizando e concentrando sua atenção no que é mais importante.

4. Diga “sim” às oportunidades de crescimento

Dizer “sim” nem sempre é ruim. Isso convida à colaboração e capacita e afirma outras pessoas e, mais importante, pode ajudá-lo a crescer.

Se você esperar até se sentir pronto para buscar uma oportunidade, é provável que essa chance já tenha passado. Dizer “sim” significa que você está aberto a atravessar pela sua zona de conforto e abraçar um novo desafio. Ao dizer “sim”, você naturalmente adota uma mentalidade de crescimento, levando com sua curiosidade.

Dizer “sim” também cria um ambiente em que é seguro tentar, falhar, aprender e inovar. Ao dizer que sim, você se torna mais tolerante a riscos e incentiva a inovação, tentando coisas novas e usando os sucessos e as falhas como oportunidades de aprendizado.

5. Priorize seu bem-estar

Viver em um mundo de cultura “sempre ativa” pode causar estragos no seu bem-estar. Se você está com dores de cabeça frequentes, está doente e cansado (de novo) ou desmotivado, esses são todos alertas de que você precisa fazer uma pausa.

Incentive o sono restaurador mantendo uma hora de dormir razoável e consistente, limitando o tempo da tela, deixando o telefone fora do quarto e mantendo a temperatura do quarto fresca.

Nutra seu corpo com nutrição e movimento adequados. Recarregue seu espírito através da meditação, oração e reflexão, passando um tempo na natureza e visitando amigos e entes queridos.

Aprenda a acalmar seu sistema nervoso quando estiver chateado, respirando profundamente e colocando a mão no coração, que libera ocitocina, um hormônio que nos faz sentir seguros e conectados.

Empregue a auto-compaixão, tratando a si mesmo como se você fosse um amigo precioso, trocando a autocrítica por uma conversa interna solidária. Lembre-se de que as histórias que você conta são as palavras mais importantes que você fala. As palavras têm poder; escolha-as com sabedoria e mantenha uma mentalidade de crescimento para incentivar o progresso.