invista em startups
Captação Ideal Engenharia
Captação Ossopim
Grãos

Rio Grande do Sul conclui plantio de trigo, diz Emater; clima favorece

Mas na região de Ijuí, por exemplo, a Emater disse que há preocupação com a possibilidade de perdas de nutrientes devido aos grandes volumes de chuvas que têm ocorrido.

31/07/2020 06h54
Por: Leonardo Brum
Fonte: Reuters
248

 

O Rio Grande do Sul avançou a semeadura de trigo em um ponto percentual, em relação à semana passada, e finalizou o plantio do cereal, informou a Emater-RS nesta quinta-feira, beneficiado por condições climáticas favoráveis.

Os trabalhos seguem em linha com os registrados na safra anterior, quando 100% do plantio havia sido concluído até este momento do ano, e estão dentro da média histórica de cinco anos para o período, de 99%.

"A semeadura está concluída no Estado. O predomínio de tempo firme, temperaturas elevadas e ótima radiação solar durante a semana contribuiu para o bom desenvolvimento das lavouras", disse a Emater em boletim sobre o cenário geral, embora haja alguma diferença climática entre as regiões e municípios.

Segundo o órgão gaúcho, na maioria das regiões, produtores aproveitaram as condições favoráveis do clima para realizar os tratos culturais de adubação nitrogenada em cobertura, controle de pragas, doenças, além do controle de plantas invasoras.

Mas na região de Ijuí, por exemplo, a Emater disse que há preocupação com a possibilidade de perdas de nutrientes devido aos grandes volumes de chuvas que têm ocorrido.

"A recomendação dos técnicos da Emater-RS é de aumentar a dose do nitrogênio na aplicação em cobertura para compensar possíveis perdas. Produtores realizam a aquisição de fungicidas para iniciar o controle preventivo de doenças nos próximos dias."

(Por Nayara Figueiredo)