Captação Ideal Engenharia
invista em startups
Onsen

Aprenda a criar seu próprio banho onsen japonês em casa para uma experiência relaxante

Banho onsen no Nishimuraya Hotel Shogetsutei em Kinosaki, no Japão

07/10/2020 07h03
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
294
Banho onsen no Nishimuraya Hotel Shogetsutei em Kinosaki, no Japão
Banho onsen no Nishimuraya Hotel Shogetsutei em Kinosaki, no Japão

 

Ir a um onsen é uma parte essencial de uma viagem ao Japão. O antigo ritual de mergulhar em uma banheira de água quente parece uma fuga do estresse da vida cotidiana –algo que quase todo mundo está precisando atualmente.

Embora a pandemia do novo coronavírus tenha interrompido as viagens de avião, ela não impediu a recriação da experiência do onsen em casa. Utilizando as dicas de Colin Fukai, chefe de marketing global do Nishimuraya Honkan, é possível levar o banho onsen para qualquer lugar. O ryokan japonês (ou pousada) conta com quartos com jardins exuberantes, refeições kaiseki feitas de frutos do mar e vegetais, e seu próprio onsen exclusivamente para os hóspedes. O local também é o destino perfeito para os visitantes de Kinosaki, uma pequena cidade termal cercada por montanhas e mar, a apenas uma curta viagem de trem da capital cultural de Kyoto.

Diz a lenda que uma fonte termal disparou do solo em Kinosaki cerca de 1.300 anos atrás, depois que um sacerdote budista passou mil dias em oração. Desde então, a cidade canalizou suas águas com propriedades curativas para sete casas de banho distintas para que os viajantes pudessem explorar a experiência durante os passeios pelas charmosas ruas de Kinosaki.

Quando for seguro viajar novamente, Kinosaki deve estar no topo da sua lista de desejos se você estiver interessado em cultura, bem-estar e relaxamento. Enquanto isso, veja na galeria a seguir como ter sua própria experiência onsen em casa.

1. Limpe seu corpo

Visitar um onsen japonês é uma experiência comunitária e quase sempre você vai aproveitar as águas termais com outras pessoas do mesmo sexo. Assim, é muito importante que os banhistas façam sua parte para manter a água preservada.

Comece seu ritual de banho em casa como se fosse uma viagem ao onsen. Considere comprar um banquinho de madeira simples, como os que você encontraria nos chuveiros das casas de banho de Kinosaki, para sentar enquanto limpa seu corpo. Você também pode usar um esfoliante corporal natural para remover as células mortas e preparar sua pele para absorver todos os benefícios minerais do banho.

2. Prepare um banho quente

Depois de se enxaguar, encha a banheira com água bem quente. A temperatura das fontes termais de Kinosaki é alta o suficiente para ferver um ovo e as casas de banho na aldeia regulam a água para cerca de 42ºC. Aumente a temperatura além do que você está acostumado para ter uma experiência mais autêntica –mas tenha cuidado para não se queimar.

3. Dissolva sais de banho na água

A água onsen japonesa tem um alto teor de minerais que oferece benefícios para a pele e para a saúde em geral. No entanto, a água da torneira provavelmente não terá o mesmo efeito por si só.

“Os minerais são uma parte essencial dos banhos onsen”, diz Fukai. “Pequenos pacotes de sais podem ser comprados online e usados ​​em cada banho para simular a água encontrada nos onsens naturais do Japão.”

A rainha da arrumação, Marie Kondo, aconselha derramar os sais sobre sua cabeça “para um impulso eletrizante” no chuveiro.

4. Acenda um incenso

Visitar um onsen é uma experiência especial. Para recriá-la em casa, você deve prestar atenção aos detalhes do ambiente, e acender um incenso pode definir o clima certo, diz Fukai. Evite comprar os palitos de patchuli e compre um incenso japonês mais sutil (e que produz menos fumaça). Os bastões de incenso tradicionais do Japão são feitos de madeira específica que exala uma resina perfumada quando acesa. Escolha um perfume que permita que você se sinta confortável.

5. Entre na água

Você adicionou os sais e criou uma atmosfera tranquila. Não há mais nada a fazer a não ser entrar na banheira. Fique cerca de 15 ou 20 minutos descansando na água mineral –o suficiente para relaxar todos os músculos, mas não tanto que você se sinta cansado com o calor. Fukai sugere o uso de um yuoke (balde de madeira tradicional japonês que libera uma leve fragrância quando molhado) para derramar água do onsen sobre a cabeça e os ombros.

6. Enxágue e aconchegue seu corpo

Assim que terminar o banho, escorra a água e se enxágue. Não há necessidade de usar sabonete –é bom manter a maioria dos minerais em sua pele. Em um onsen japonês, você se secaria com uma toalha de mão de algodão chamada tenugui. “Enquanto em um onsen público, a toalha de mão pode ser usada para ajudar com a privacidade ou se enxugar, em casa pode ser usada para criar um descanso confortável para o pescoço”, diz Fukai.

Como você está em casa, seque seu corpo com algo mais relaxante, como uma toalha grande e macia. Complete a experiência com um yukata (quimono de algodão leve) e se aconchegue pelo resto da noite.