invista em startups
Agro

Zoneamento agrícola climático do amendoim traz menos risco ao produtor

Cultivo do amendoim ganha zoneamento agrícola climático, ferramenta útil ao produtor

04/05/2021 08h14
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
224
Cultivo do amendoim ganha zoneamento agrícola climático, ferramenta útil ao produtor
Cultivo do amendoim ganha zoneamento agrícola climático, ferramenta útil ao produtor

 

Hoje (03), o governo federal publicou uma série de portarias relacionadas ao Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) para o cultivo de amendoim. Cada unidade federativa possui determinações específicas a serem seguidas.
Conforme nota do governo, “o zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos”.

Os agricultores que respeitarem as recomendações do Zarc podem ser menos afetados pelos efeitos de mudanças climáticas e também receberem benefícios, como o PSR (Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural) e o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária). Ambos os programas fornecem auxílio financeiro aos produtores inscritos.

Para ajudar os produtores rurais a acessar as informações sobre o zoneamento agrícola com maior facilidade, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu o aplicativo Zarc Plantio Certo. De acordo com o site da empresa, o app “permite que o usuário receba a indicação das diferentes taxas de riscos (20%, 30% e 40%) de perdas por eventos meteorológicos adversos, atrelados às suas respectivas épocas de plantio, abrangendo 43 culturas e todos os municípios do território nacional.”

No caso do amendoim, o plantio que acarreta no seu melhor desenvolvimento deve ocorrer em locais com temperaturas de 30º C ou mais. O agricultor também deve evitar regiões úmidas ou com períodos prolongados de chuva, pois a qualidade pode do produto pode ser afetada com doenças.