invista em startups
Mães

BV lança programa de contratação de mães que estão fora do mercado de trabalho

Além de fomentar a carreira dessas mulheres, BV promete respeitar suas necessidades pessoais com jornada de trabalho flexível

31/05/2021 06h58
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
166
Além de fomentar a carreira dessas mulheres, BV promete respeitar suas necessidades pessoais com jornada de trabalho flexível
Além de fomentar a carreira dessas mulheres, BV promete respeitar suas necessidades pessoais com jornada de trabalho flexível

 

O Banco Votorantim (BV) anunciou, esta semana, o lançamento do seu programa de contratação de mães. Batizada de “Lugar de Mãe é no BV”, a iniciativa é focada em posições de especialistas e liderança para mulheres que estão fora do mercado de trabalho.

O processo seletivo será adaptado à realidade dessas mulheres e aos seus momentos de carreira. Além de focar nas competências adquiridas durante a maternidade e no potencial de crescimento profissional, toda a interação com as candidatas será pautada em uma jornada leve, flexível e de aprendizado. As participantes selecionadas terão, além dos benefícios usuais da instituição financeira, acompanhamento no onboarding por meio de uma mentoria focada em parentalidade e carreira.

Os diferenciais do processo valem até mesmo para as candidatas que não forem aprovadas na seleção. Elas participarão de um workshop sobre recolocação, realizado pelas consultorias parceiras que operam o programa – Filhos no Currículo e Mães Atuantes no Mercado. Na ocasião, aprenderão mais sobre as ferramentas de autoconhecimento, desenvolvimento de currículo e construção de marca a partir do LinkedIn e networking.

Em paralelo, o BV anunciou, ainda, o “BV a Bordo”, programa para fomentar a parentalidade ativa desde o pré-nascimento ou adoção até o retorno ao trabalho. A iniciativa também amplia o período de licença familiar, com o propósito de promover maior equidade de gênero e de apoiar os direitos LGBTQIA+.

No caso das mães ou de uma das pessoas responsáveis em casais homoafetivos, a licença pode ser estendida para até 180 dias. Para os demais parceiros, o período passa a ser de até 90 dias. A licença passa a valer para casos de parto, barriga de aluguel e adoção, independentemente da idade, e poderá ser utilizada em um prazo de até um ano a partir do nascimento ou adoção da criança.

O “BV a Bordo” contempla todo o ciclo da chegada da criança por meio de ações como acompanhamento domiciliar para gestantes, orientação nutricional, treinamentos de parentalidade, sala de lactação, home office, jornada flexível, plano de reintegração na empresa e desenvolvimento e mentoria de carreira.