invista em startups
Sustentabilidade

6 aplicativos para adotar uma vida mais sustentável

A tecnologia chega como aliada para transformar o mundo em um ambiente mais sustentável

12/07/2021 06h54
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
84
A tecnologia chega como aliada para transformar o mundo em um ambiente mais sustentável
A tecnologia chega como aliada para transformar o mundo em um ambiente mais sustentável

 

Não é de hoje que os seres humanos estão em busca de formas mais sustentáveis de viver e preservar o meio ambiente. Em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, para tratar das questões relacionadas à degradação do planeta.

Marcas e pessoas em todo o mundo estão se aliando aos pilares ESG (social, ambiental e governança) para repensar práticas cotidianas, da mobilidade urbana, consumo e reciclagem ao uso de energias renováveis, neutralização das emissões de carbono e preservação da biodiversidade.

Líderes políticos e nações como um todo também estão se posicionando em busca da sustentabilidade. Em 2015, mais de 190 países assinaram o Acordo de Paris, elaborado para limitar o aumento das temperaturas globais médias a 1,5ºC e controlar as mudanças climáticas. No entanto, ainda há muito a ser feito.

“Sem ações para entregar uma gigatonelada de emissões globais negativas até 2025, manter o aquecimento global dentro da meta do Acordo de Paris não será possível”, apontou o relatório da Coalizão para Emissões Negativas (CNE, na sigla em inglês) e da consultoria McKinsey.

O documento considera que os países precisam remover 1 bilhão de toneladas de CO2 da atmosfera até 2025 para cumprir a meta e, posteriormente, mais de 1 bilhão de toneladas por ano. Segundo o relatório, os atuais projetos de desenvolvimento são capazes de retirar apenas cerca de 150 milhões de toneladas de CO2 até 2025.

Nesse contexto, nenhuma contribuição deve ser desperdiçada, e a tecnologia chega como aliada para transformar o mundo em um ambiente mais sustentável. Para mostrar que uma rotina mais ecofriendly não precisa ser um desafio e que, com pequenas atitudes também é possível fazer a diferença, a Forbes selecionou seis plataformas para quem quer adotar uma vida mais verde.

CarbonZ

A ferramenta permite realizar de forma prática, segura e eficaz o cálculo da pegada ecológica da emissão de CO2 de pessoas, empresas e indústrias. O usuário pode indicar a quantidade de alimentos de origem animal e vegetal consumidos por dia, assim como a ingestão de água e o uso de energia mensais, meio de transporte normalmente utilizado e o gasto com combustível. A plataforma também questiona sobre o total de resíduos gerados por mês e se há uma separação dos lixos sólidos.

Em seguida, a ferramenta calcula o total de CO2 gerado, a quantidade de mudas que devem ser plantadas para compensar as emissões e a média de investimento para isso, que pode ser feito direto pelo app via PayPal ou PagSeguro. Ao neutralizar suas atividades, o usuário recebe um certificado de compensação de carbono, com as coordenadas geográficas do local onde foram plantadas as árvores, e pode monitorar, periodicamente, a evolução do crescimento das plantas.

Desenvolvido pela Ambipar, o aplicativo indica que já foram plantadas mais de 5.000 mudas, 819451 kg de CO2 neutralizados e 9.980 metros quadrados de área recuperada. A plataforma está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Cataki

O app aproxima pessoas e empresas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A ferramenta mapeia as áreas de atuação dos profissionais e oferece o contato dos catadores mais próximos da localização do usuário. O aplicativo é gratuito para baixar e está disponível para iOS e Android.

A plataforma também disponibiliza uma pequena biografia do catador, além de foto, telefone e o tipo de material que ele recolhe. Os usuários que têm resíduos recicláveis ou precisam de pequenas carretas para materiais como entulho de obra, móveis velhos ou sobras de poda buscam o profissional ideal para a coleta e, junto com ele, combinam o valor mais justo para o serviço.

Descarte Rápido

O aplicativo indica, por meio da localização, quais são os pontos de coleta seletiva mais próximos do usuário. O intuito é aumentar as taxas de reciclagem de pessoas físicas e jurídicas e fortalecer o compromisso socioambiental com a região onde estão localizadas.

A plataforma possui também uma lista extensa e detalhada de tipos específicos de resíduos, como alumínio, alimentos orgânicos, absorventes femininos, baterias de celular, cápsulas de café, colchões, jeans, jornais, pneus e restos de construção, entre outros. Os usuários podem selecionar um dos itens e receber instantaneamente a localização dos pontos de coleta específicos para o descarte correto de cada produto. O app é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Bunny Free

Em inglês, o app gratuito para Android e iOS revela se empresas internacionais testam os produtos em animais. Os dados são retirados do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), organização não governamental que se dedica aos direitos animais.

A plataforma reúne marcas de maquiagem, produtos de cabelo e higiene. Para verificar se o produto é cruelty-free, o usuário pode fazer uma busca pelo nome da companhia ou escanear o código de barras. São mais de 4.000 empresas registradas na base de dados, incluindo Lancôme, Urban Decay, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Dove, Nivea e Lush, entre outras.

Moeda Verde

O Moeda Verde é um aplicativo que recompensa o usuário que adotar hábitos que transformam a comunidade em um ambiente mais sustentável. São diversas atividades que valem pontos ecológicos: trajetos de bike, caminhada, consumo consciente, assistir a vídeos educativos, fazer o descarte correto de materiais em pontos de coleta, participar de eventos educativos e doar alimentos, roupas e outros itens para a comunidade.

Depois de adquirir as moedas verdes, os usuários podem trocá-las por recompensas oferecidas por empresas parceiras. Os itens incluem uma hora de consultoria de marketing, capas para mala, um mês de academia, reparo em óculos, canecas personalizadas e vales compra, entre outros. O aplicativo é gratuito, disponível para iOS e Android. Atualmente, contempla as regiões de Chapecó (SC) e Barão de Cotegipe/Rotary (RS).

Chomp – Verificar Ingrediente

O Chomp nasceu para ajudar os usuários a encontrarem alimentos compatíveis com suas dietas. A plataforma lê o código de barras dos produtos e verifica, instantaneamente, se a comida é vegana, vegetariana ou sem glutén.

Com uma base de dados que inclui mais de 875 mil alimentos em todo o mundo, o app está constantemente aprimorando o algoritmo para que cada vez mais opções sejam incorporadas. Nesse sentido, a ferramenta nasce como aliada para quem não consome produtos de origem animal. Gratuito, está disponível para iOS e Android.