invista em startups
Inflação

Yellen se diz preocupada com preços das moradias, mas vê como transitória alta da inflação

Em relação aos dados que mostram alta da inflação, ela disse que os vê como transitórios.

16/07/2021 06h49
Por: Leonardo Brum
Fonte: Reuters
88
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen

 

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, expressou preocupação na quinta-feira sobre a acessibilidade às moradias e disse que esperava vários meses mais de inflação alta, mas isso permanece transitório, acrescentando que o Federal Reserve está fazendo um bom trabalho sob o chair Jerome Powell.

Em entrevista à CNBC, Yellen disse que a alta nos preços das moradias nos EUA em meio a baixas taxas de juros e forte demanda não traz os mesmos riscos associados à crise imobiliária de 2008, já que os empréstimos estão sendo feitos para tomadores de crédito com boa capacidade de crédito.

"É um fenômeno muito diferente, mas eu me preocupo com a acessibilidade e as pressões que os preços mais altos das moradias criarão para as famílias que estão comprando uma casa pela primeira vez", disse Yellen.

Ela acrescentou que o Congresso estará considerando planos do governo Biden para aumentar a oferta de moradias populares.

Em relação aos dados que mostram alta da inflação, ela disse que os vê como transitórios.

“Acho que teremos vários meses mais de inflação alta, então não estou dizendo que este é um fenômeno de um mês. Mas acho que no médio prazo, veremos a inflação cair de volta a um nível normal. Mas é claro temos que ficar de olho nisso."

Sobre o desempenho do banco central norte-americano sob Powell, ela disse: "Tenho muito respeito pelo Federal Reserve e é importante que eles façam julgamentos independentes sobre o que é apropriado. Acho que o Fed tem feito um bom trabalho."

(Reportagem de David Lawder e Diane Bartz)