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A Startup Conceitual

Distinguindo a Startup de outras empresas do mercado

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Cluster LawColuna do Advogado Corálio Gonçalves, mestre em Direito e especialista em Direito Internacional Econômico [email protected] – (51) 3378 4000

21/08/2019 08h23Atualizado há 6 meses
Por: Bruna Stein
Fonte: Corálio Gonçalves
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Tendo adotado primordialmente a noção de uma cultura de conformidade legal é necessário então distinguir, com maior precisão, que é uma startup, como requisito para o seu correto enquadramento jurídico.

Talvez tenha sido Paul GRAHAM, criador do Viaweb, o primeiro application service provider, quem forneceu as melhores pistas para conceituar uma startup: empresa feita para o crescimento rápido (www.paulgraham.com).

Como demonstra GRAHAM, não é a tecnologia, a inovação ou a forma de captar recursos que define uma startup, mas o crescimento (growth), pois as demais características estão associadas a esta qualidade essencial.

Distinguindo a Startup de outras empresas do mercado – “desenvolvimento eficiente de uma idéia nova”

Para constituir uma startup é necessário que se diferencie de outras empresas do mercado, atendendo basicamente duas exigências: a) fazer algo que muitas pessoas querem; e b) atingir e servir a todas essas pessoas.

Ao fazer essa distinção, GRAHAM compara o Google com uma barbearia, diz: “uma barbearia vai muito bem no quesito a), mas falha no b)”.

Outro ponto, esse mercado deve ser atendido de forma original e eficiente. De acordo com GRAHAM, na referida comparação, uma barbearia compete somente com os outros barbeiros locais, enquanto que, para uma startup de pesquisa online, a competição é gigantesca e mundial. Para isso, uma startup deve desenvolver de modo eficiente uma ideia relativamente nova.

 O tempo como qualidade essencial – “tempus fugit”

Mas será o fator tempo que ira dizer se uma empresa recém criada é uma startup ou não. A presença dessa qualidade essencial, tenha se constituído para rápido desenvolvimento, pode ser verificada quando a empresa não obtém rapidamente o resultado almejado, situação que demonstra que a startup falhou ou a sua substância é diferente.

Ocorre que não há um indicador preciso do é um crescimento rápido.

GRAHAM divide o crescimento em três fases:

1 – Período inicial de crescimento lentíssimo (ou nenhum crescimento), enquanto a startup se estabelece;

2 – Startup descobre o que o público quer e como atingi-lo: crescimento rápido;

3 – Startup se torna uma grande companhia: crescimento diminui drasticamente por conta de limites mercadológicos.

 A taxa de crescimento - “Se não consegues entender como funciona uma startup, entenda com funciona o crescimento.”

 O empreendedor que leva a cabo uma startup deve sempre ter em mente sua taxa de crescimento. GRAHAM diz que 5-7% de crescimento de clientes por semana é um bom indicador. Estabelecendo uma taxa semanal e atingindo-a, os empreendedores devem estar satisfeitos. Ele chama isso de “otimização”, tornando a atividade empreendedora mais eficiente.

De acordo com GRAHAM, isso também leva a uma questão matemática: se a cada semana uma empresa cresce 5%, ela cresce 12.6 vezes em um ano. Ou seja, uma companhia que começa com 1000 dólares por mês estará, em quatro anos, fazendo 25 milhões por mês. O crescimento é exponencial. Pequenas variações na taxa de crescimento produzem grandes efeitos a longo prazo e esse é o diferencial das startups.

A Startup ao gosto dos investidores - “A combinação de fundadores, investidores e adquirentes forma um ecossistema natural.”

GRAHAM responde a duas perguntas fundamentais:

Primeira, por que investidores gostam tanto de startups? Obviamente, pelo retorno que dão. Eles recebem de volta o capital investido em forma de dividendos e quando a startup é vendida. Ademais, é um investimento fácil de controlar.

Segunda, por que compradores querem comprar startups? Porque é um bom negócio: o eBay comprou o PayPal, que representava, na época, 43% de suas vendas e provavelmente mais de seu crescimento; mas também porque uma startup que cresce rapidamente pode ser perigosa como concorrente. Esse valor duplo das startups faz com que compradores paguem excepcionalmente caro por estas.