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Visão

As apostas de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, para os negócios no pós-pandemia

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil

08/09/2021 06h20
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
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Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil

 

A pandemia de Covid-19 forçou negócios que antes focavam apenas no varejo físico a passarem por uma revolução digital. Com isso, sete em cada dez pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras – segundo dados de março deste ano da FGV (Fundação Getulio Vargas) e do Sebrae – recorreram às redes sociais e plataformas de comércio eletrônico para promover os seus produtos e interagir com os consumidores.

No decorrer de quase um ano e meio de crise sanitária, o Google foi uma das empresas que estimularam o processo de transformação digital das PMEs no país. Ao longo de 2020, mais de 207 mil companhias e organizações sem fins lucrativos utilizaram as plataformas de publicidade da gigante de tecnologia para entrar em contato com os consumidores em meios digitais, movimentando R$ 67 bilhões no Brasil.

Conversamos com o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, sobre as tendências de negócios no futuro pós-pandemia.

E-commerce fortalecido: setor que mais se consolidou durante a pandemia, o varejo eletrônico teve um faturamento de R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre deste ano, 31% a mais do que no mesmo período em 2020, de acordo com o relatório Web-shoppers, da Ebit. Para Coelho, o segmento deve continuar aquecido em um futuro pós-Covid. “O empreendedor percebeu que precisava estar conectado”, afirma. “Hoje, a grande maioria deles já entendeu que pode ser um varejista digital e enviar produtos diretamente para o consumidor final”.

Inclusão financeira: com a possibilidade de acessar o auxílio emergencial por meio de um aplicativo, a Caixa Econômica acabou por intensificar o processo de inclusão financeira digital no país. “Com o PIX e a estruturação do open banking, o mundo das finanças vai sofrer uma grande transformação”, afirma o executivo. Segundo ele, novas opções de pagamento para um número maior de pessoas vão surgir em um futuro bem próximo.

Omnicanalidade: a fusão entre os canais de vendas físicos e digitais é mais uma aposta do executivo do Google Brasil. “Todos os pontos de contato com o consumidor têm seu objetivo, e o redesenho dos papéis desses canais passa a levar em conta o espírito de promover uma experiência diferente”, diz. No mundo presencial, segundo ele, empresas focarão em ambientes agradáveis e atendimento diferenciado. Já no virtual, as barreiras de pagamentos e disponibilidade de produtos passarão a ser quase nulas.