invista em startups
Cibersecurity

Hackers argentinos foram responsáveis por ataque ao site da Anvisa

O ataque não comprometeu as informações ou causou qualquer tipo de prejuízo aos seus sistemas

13/09/2021 06h46
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
164
O ataque não comprometeu as informações ou causou qualquer tipo de prejuízo aos seus sistemas
O ataque não comprometeu as informações ou causou qualquer tipo de prejuízo aos seus sistemas

 

O site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sofreu, na quarta-feira (8), um ataque cibernético que tirou do ar temporariamente o formulário de DSV (Declaração de Saúde do Viajante), necessário para a entrada de estrangeiros no país. Os invasores publicaram uma imagem da bandeira da Argentina e uma mensagem com erros ortográficos que dizia: “Não ficamos de quarenta para passear pelos seus servidores – vamos ser expulsos tambem?”.

“Há muito tempo não via um site grande como o da Anvisa sofrer um defacement [modificação estética da página web]. Para realizar o ataque, é necessário que haja alguma vulnerabilidade no sistema que permita a alteração de um arquivo pertencente à estrutura interna do servidor”, explica Daniel Barbosa, especialista da companhia de segurança da informação ESET. “Um ponto comum à boa parte desses ataques é que eles costumam expressar opiniões contrárias às ações que foram emitidas pelas empresas-alvo”, completa.

No caso da Anvisa, o ataque ocorreu dias após o jogo entre as seleções do Brasil e da Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo. A agência interrompeu a partida depois que três dos quatro jogadores estrangeiros que deveriam estar em quarentena entrarem em campo. A agência sanitária havia determinado previamente que pessoas que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias – como era o caso desses atletas – deveriam cumprir o isolamento obrigatório.

Segundo a agência, o ataque não comprometeu as informações ou causou qualquer tipo de prejuízo aos seus sistemas. A página saiu do ar por cerca de duas horas, mas o serviço já foi restabelecido.