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Carreira

Como se recuperar de um burnout

O esgotamento é mais provável de acontecer quando você tem muitas demandas e poucos recursos de trabalho. Mas a experiência de cada pessoa com o problema é diferente - e sua recuperação também será.

17/11/2021 07h05
Por: Leonardo Brum
Fonte: Forbes
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Cheque todas as características e tendências associadas a como você processa o estresse.
Cheque todas as características e tendências associadas a como você processa o estresse.

 

Há alguns anos fiz uma palestra para um grupo de vendedores e estava em processo de reencontrar alguns dos participantes. Quando estava terminando a última conversa, um jovem se aproximou de mim e sem se apresentar disse: “Se algo não mudar para mim nos próximos seis meses no trabalho, terei um ataque cardíaco. Pode me ajudar?”
A melhor maneira de lidar com o burnout é evitá-lo em primeiro lugar, e é por isso que tantos livros e artigos enfocam esse tema. No entanto, “Como faço para me recuperar do esgotamento?” é uma das perguntas mais frequentes que me fazem e acho que é uma das mais difíceis de responder. Por que? Porque a experiência de cada pessoa com o esgotamento é diferente, e sua recuperação também o será.
Quer você se sinta o vendedor da minha história ou simplesmente esteja se perguntando como melhorar as coisas, aqui estão alguns lugares por onde começar:

Conheça a origem do seu esgotamento.

O esgotamento é mais provável de acontecer quando você tem muitas demandas e poucos recursos de trabalho. As demandas de trabalho são os aspectos que exigem esforço e energia consistentes, como responder e-mails a qualquer hora, participar de reuniões e demandas de clientes. Os recursos são os aspectos motivacionais e energéticos, como feedback positivo do cliente, um líder atencioso e relacionamentos sólidos com os colegas. Faça uma lista. Há alguma demanda que você possa delegar? Você passa a maior parte do tempo trabalhando nas tarefas e atividades que fazem o melhor uso do seu tempo? Os recursos podem fornecer caminhos valiosos para sair do esgotamento. Quais você está perdendo ou de quais você precisa mais? Aqui estão algumas outras maneiras de pensar sobre isso:

Existem aspectos do seu trabalho que são consistentemente repetitivos que você pode codificar em um processo escrito, conjunto de instruções, modelo ou fluxograma?
Quem são as pessoas a quem você pode pedir apoio?
Quais são seus pontos fortes e como você pode aproveitá-los?
Quais são suas fontes de esperança?
Você já passou por um desafio como este antes? Se sim, que lições você pode aplicar agora? Você conhece alguém que passou pelo mesmo desafio e que pode ajudar?

Como você lida com estresse?

Cheque todas as características e tendências associadas a como você processa o estresse no trabalho (ou estresse em geral): seus traços de personalidade, tendências perfeccionistas, força mental, estratégias de enfrentamento, capacidade de enfrentar desafios e adversidades e seus valores e crenças essenciais sobre a maneira como você acha que o mundo deveria operar. Para se recuperar do esgotamento, você deve desenvolver a autoconsciência sobre o que o leva a isso. Este tem sido o aspecto mais importante, embora o mais difícil, de minha própria recuperação de burnout. Você reconhece algum desses temas?
Se eu não posso fazer algo perfeitamente, então eu não deveria fazer nada
Devo estar sempre no comando ou as coisas vão dar errado
Pedir ajuda é um sinal de fraqueza (posso descobrir isso sozinho)
Não posso dizer não ou então ___________________ (preencha o espaço em branco)
Eu tenho uma definição muito restrita de sucesso ou como o sucesso deve ser, e então me comparo a outras pessoas que correspondem a essa definição
Preciso ficar ocupado porque isso significa que sou digno ou desejado; ocupação é uma medalha de honra

Diga algo

Este pode ser o passo mais difícil, mas é o mais importante. Esperei muito tempo para falar com meu chefe sobre meu próprio esgotamento. Eu não disse nada até que estava tendo ataques de pânico e outros problemas relacionados à saúde e, mesmo assim, não me abri para ele sobre isso. A coisa mais importante que você pode fazer aqui é se preparar para a conversa e ser o mais intencional e específico possível. Isso torna mais fácil para alguém ajudá-lo. Basta estabelecer check-ins regulares com seu chefe sobre como está se sentindo para monitorar a situação. Você precisa de um longo período de folga? A sua empresa tem tal política? Você deseja ser realocado a uma equipe ou divisão diferente em sua empresa?

Reconecte-se com os seus valores

Burnout é, em última análise, desconectar-se e desligar-se do trabalho ao qual você estava conectado. Para recuperar esse sentido de significado, é importante conectar-se ou reconectar-se aos seus valores. O que primeiro o atraiu para o seu trabalho? O que você quer que sua experiência de trabalho lhe dê? Pense sobre estas questões:
Qual é o impacto positivo que você deseja causar no mundo por meio do seu trabalho?
Quais são os seus valores e como são vividos?
O que seus clientes, clientes ou pacientes diriam sobre como você os ajuda?
Os valores fundamentais da minha empresa são gentileza, generosidade, curiosidade, coragem e disciplina. Eles são uma extensão dos meus valores pessoais essenciais e governam as decisões de colaboração, como eu trabalho, os tipos de projetos que procuro e como defino meus limites.
A melhor cura para o esgotamento é a prevenção. E cabe principalmente aos gerentes e organizações criar de forma proativa o tipo certo de ambiente de trabalho que torne menos provável que o esgotamento ocorra em primeiro lugar. O vendedor com quem conversei percebeu que não havia como ele trabalhar em sua equipe atual e acabou pedindo que seu chefe de divisão fosse realocado. No entanto, sempre será importante que as pessoas reconheçam os fatores associados ao burnout e entendam suas origens específicas. Ele começa pensando sobre alguns dos fatores acima.

Paula Davis é a CEO do Stress and Resilience Institute e autora de “Vencendo o Burnout no Trabalho: Porque as equipes guardam o segredo do bem-estar e da resiliência.”